Qual a melhor mangueira de decapagem?

Uma das questões que se coloca frequentemente é como escolher uma mangueira de decapagem.
Esta mangueira tem como função o transporte de ar comprimido e abrasivo ou granalha, desde a cuba pressurizada até ao bico de decapagem.
A existência de diferentes possíveis configurações pode tornar difícil a escolha da melhor mangueira para um processo de decapagem eficiente e seguro.
A seleção de uma mangueira de elevada qualidade potenciará a sua durabilidade e consequentemente permitirá menos paragens e menores custos de manutenção. A qualidade de uma mangueira de decapagem está principalmente relacionada com a sua durabilidade, que depende da granalha ou abrasivo em uso, da pressão de trabalho, dos cuidados com a sua utilização e principalmente das suas características.
Resistência à Abrasão
Este é principal fator que determina a qualidade de uma mangueira de decapagem e a sua durabilidade.
A resistência à abrasão é testada por um “abrasimetro”, que determina a perda de produto, neste caso mangueira, em determinadas condições, de acordo com a ISO 4649 ou DIN 53516.
Estas normas definem um método similar de teste para determinar a resistência ao desgaste de borracha e elastômeros. Quanto menor for o resultado deste teste, menor é o desgaste e consequentemente maior a durabilidade do material.
Nas mangueiras de decapagem os valores mais habituais de resistência à abrasão situam-se entre os 70mm3 e os 36mm3. Neste caso, de acordo com a ISO 4649 ou DIN 53516, a mangueira mais resistente é a de 36mm3.
As dimensões mais habituais em mangueiras de decapagem são 13x27mm, 19x33mm, 25x40mm e 32x48mm.
A resistência à abrasão, em conjugação com as características anti-estáticas e as pressões de trabalho admitidas, são essenciais para uma operação segura.
Diâmetro
Uma mangueira de decapagem deve ter entre 3 a 5 vezes o diâmetro do bico de decapagem. Abaixo de 3 existe uma maior pressão causando maior desgaste e consequentemente menor durabilidade da mangueira. Um valor acima de 5 causa perda de pressão, perdendo eficiência no jateamento.
Manutenção
As condições de uso e o estado da mangueira afetam diretamente a sua durabilidade e a eficiência do processo.
Se a mangueira já tem desgaste significativo, o fluxo de ar e abrasivo torna-se turbulento, provocando perda de pressão e fricção acrescida.
Quanto maior o comprimento da mangueira, maior a perda de pressão. A perda de pressão ocorre também quando o jateamento é efetuado numa posição mais elevada relativamente à cuba pressurizada.
Caso seja necessário cortar a mangueira, deve-se efetuar um corte perpendicular e regular, permitindo uma boa conexão dos acessórios, potenciando a sua durabilidade e minimizando perdas de pressão.
Segurança
A operação de jateamento acarreta riscos potenciais elevados. Antes de iniciar a operação deve-se verificar o estado da mangueira em todo o seu comprimento, para qualquer tipo de defeito, como cortes ou furos. Se a mangueira perdeu a sua rigidez em certas partes, significa que tem desgaste e que deve ser substituída parcialmente ou totalmente.
Alguns cuidados que devem ser considerados:
Mantenha a mangueira afastada de arestas e veiculos em movimento.
Evite curvas com ângulos apertados, já que potenciam o desgaste localizado.
Mantenha a mangueira com o mínimo de curvas.
Assegurar que a mangueira e todas as conexões estão em bom estado
Colocar cabos de segurança nas conexões.
Não tentar reparar uma mangueira de decapagem com qualquer tipo de fita, pelo elevado perigo associado.
Uma operação eficiente necessita de uma correta configuração entre todos os componentes do sistema. A nossa equipa está disponível para o ajudar a otimizar o seu processo de jateamento.
Existem benefícios que apenas um Especialista pode oferecer…
Categorias
- Certificações 2
- Feiras 10
- Outros 14
- Referências Técnicas 21
- Responsabilidade Social 5