O que são Micro esferas de Vidro?

4 min. leitura
O que são e para o que são utilizadas?

As micro esferas de vidro são consideradas um abrasivo reciclável, utilizado principalmente pela sua forma esférica e relativa baixa dureza. 

Estas características permitem que sejam utilizadas em processos de projeção para limpeza de várias superfícies, sem danificar as mesmas, incluindo de metais não ferrosos (ex: alumínio).

Quando se avalia a qualidade das micro esferas de vidro, deve-se considerar principalmente a percentagem de defeitos, controlo granulométrico e composição química, no que se refere ao cumprimento de normas europeias e normas especificas aplicáveis ao processo de jateamento. 

Como são fabricadas?

Após uma cuidada seleção da matéria prima, constituída principalmente por vidro plano, efetua-se a trituração, lavagem e secagem, classificando-se os grânulos de vidro em duas dimensões principais. Será de acordo com estas dimensões que serão produzidas micro esferas de diferentes granulometrias.

No processo seguinte, efetua-se a fusão dos grânulos e a consequente formação de micro esferas de vidro. O controlo deste processo é essencial para a qualidade das micro esferas de vidro, incluindo a sua esfericidade.

Posteriormente, através de diversos peneiros, efetua-se a separação das diferentes granulometrias, de acordo com as especificações de cada referência. Tendo em consideração a tendência de aglomeração, principalmente das granulometrias mais finas, a embalagem é efetuada com a inclusão de um anti aglomerante, quando aplicável.

Os aspetos que influenciam a sua qualidade?

Controlo granulométrico

Para resultados consistentes do processo de jateamento, o controlo da distribuição granulométrica é de grande importância. A presença de partículas de dimensão fora das especificações, potenciará diferenças no acabamento pretendido.

Percentagem de defeitos

Existem vários defeitos que podem ser encontrados nas micro esferas de vidro, entre os quais, partículas coladas, partículas angulares, inclusões, ou com outras formas distintas.

A percentagem de defeitos considerados aceitáveis por cada fabricante, irá determinar a qualidade das micro esferas de vidro.

Quanto maior for a percentagem de defeitos, menor a durabilidade das micro esferas de vidro, já que cada um dos defeitos potenciará a quebra das micro esferas de vidro. Surgem assim partículas angulares e de menor dimensão, que além de incrementarem a agressividade do acabamento, serão mais rapidamente removidas pelo sistema de aspiração e limpeza do equipamento.

De facto, a durabilidade das micro esferas de vidro pode incrementar muito significativamente pela presença de uma baixa percentagem de defeitos.


Composição química

A composição química pode variar ligeiramente, de acordo com a matéria prima selecionada. 

Apesar de não estarem descriminados nas fichas técnicas, em alguns casos foram encontrados metais pesados, em percentagens que excedem o permitido por diversas normas europeias e outras normas especificas aplicáveis ao processo de jateamento de abrasivos. 

Estas amostras foram produzidas em países fora da UE, onde a legislação ainda permite que, para a produção de vidro, sejam utilizados produtos como o chumbo e arsénio, em percentagens que excedem largamente o permitido na europa e que podem ter influência muito negativa na saúde dos operadores.

Estes limites ultrapassam também o estipulado por normas especificas relativas ao uso de micro esferas de vidro, incluindo a norma SAE AMS2431/6C e MIL-PRF-9954D.

Para otimização do processo de jateamento

As micro esferas de vidro que distribuímos em exclusivo no mercado português são produzidas com um elevado controlo da sua qualidade. 

No que se refere ao controlo granulométrico, os resultados cumprem e superam largamente os parâmetros especificados, garantindo uma elevada consistência do acabamento.

Como norma, os fabricantes mencionam que as micro esferas de vidro devem ter um mínimo de 75% de esferas perfeitas, permitindo 25% de defeitos.

As nossas especificações estipulam um máximo de 20% de defeitos, e apesar de existirem granulometrias que tem maior tendência a esferas imperfeitas, de acordo com o certificado de cada lote, esta percentagem é habitualmente muito inferior.


Uma micro esfera de vidro de qualidade inferior, com mais defeitos ou inclusões de ar, tem mais tendência a quebrar e consequentemente tem menor durabilidade.

A menor durabilidade e as consequentes partículas angulares, que se formam pela quebra das micro esferas, podem ajudar em algumas operações que necessitem de maior agressividade. Nestes casos, pode-se considerar a utilização de uma granalha de vidro em alternativa, sendo este produto mais económico do que as micro esferas de vidro.

Para potenciar a durabilidade das micros esferas de vidro, além da seleção de uma micro esfera de vidro de elevada qualidade, deve-se utilizar a pressão de trabalho adequada. Uma pressão elevada irá potenciar a quebra das micro esferas, reduzindo significativamente a sua durabilidade. 

A análise da ficha técnica permitirá obter alguns elementos sobre a qualidade das micro esferas de vidro, no entanto, apenas com a verificação dos certificados de análise de cada lote, será possível ter informações suficientes para avaliar a qualidade das micro esferas de vidro.

 A BLASQEM é líder na distribuição de micro esferas de vidro em Portugal, pela reconhecida qualidade e ampla disponibilidade.

Os nossos serviços estão ao seu dispor para o melhor aconselhamento.

#soparaespecialistas