Otimização do consumo de ENERGIA

Consumo de Energia na PRODUÇÃO de Granalhas e Abrasivos…
A grande maioria das granalhas e abrasivos utilizam na sua produção uma grande quantidade de energia. Este custo explica em grande parte o aumento dos valores verificados nos últimos meses, deste tipo de produtos.
Não sendo possível reduzir a quantidade de energia necessária para obter as condições ótimas de processo para a produção de granalhas e abrasivos da melhor qualidade, nomeadamente no que se refere à sua durabilidade, é necessário avaliar processos e equipamentos produtivos mais eficientes, além de outras fontes para obtenção da referida energia.
Esta otimização é uma preocupação de longa data dos nossos parceiros, que continuam a trabalhar para disponibilizar granalhas e abrasivos, com as especificações adequadas a cada aplicação, de forma a garantir os melhores resultados aos nossos clientes.
Consumo de Energia na UTILIZAÇÃO de Granalhas e Abrasivos …
Os principais processos de projeção de granalhas e abrasivos utilizam ar comprimido ou turbinas.
Todos sabemos que o ar comprimido é a energia mais cara de uma unidade industrial. Assim, é muito provável que seja neste tipo de energia que iremos conseguir poupanças mais significativas. Existem boas práticas e cuidados a ter na gestão de uma rede de ar comprimido, no entanto, apenas iremos referir a sua utilização no processo de projeção de abrasivos.
Os sistemas de projeção, que utilizam ar comprimido, podem ser por sucção ou por pressão. Nestes casos o ar comprimido é o “meio de transporte” do abrasivo, sendo que a eficiência dos equipamentos utilizados irá também influenciar a eficácia de cada abrasivo.
Um equipamento é um conjunto de componentes que foram desenhados para o melhor desempenho em conjunto. Todas as suas características, nomeadamente o tipo de material, forma e dimensão, são desenhadas para permitirem um funcionamento eficiente. Se em catálogo, todos os equipamentos são muito semelhantes, em funcionamento é possível comprovar as diferenças, mais ou menos óbvias. Como exemplo temos os nossos equipamentos NORMFINISH. Num caso concreto, em meio produtivo, um cliente informa que para um determinado acabamento, uma cabine NORMFINISH permite efetuar o trabalho a 4 bar, enquanto que, com uma outra cabine, de outro fabricante, o mesmo acabamento apenas é possível a 6 bar. Neste caso específico, com um equipamento eficiente, a redução de consumo de ar comprimido é de 30%, para o mesmo tipo de acabamento e produtividade.
O tipo de granalha ou abrasivo utilizado também influencia o consumo de energia. Mesmo em abrasivos similares, as diferenças na densidade, dureza e composição química, irão ter impacto não só na durabilidade do abrasivo, mas também na sua eficácia.
Existem muitos produtos similares, que aparentemente são iguais ou com diferenças muito residuais, mas que de facto tem desempenhos muito distintos.
A seleção de granalhas e abrasivos, com as características adequadas às especificidades do seu processo, irá potenciar os resultados da operação, nomeadamente ao nível da produtividade e rentabilidade do processo de tratamento de superfícies por projeção.
Existem mais-valias que apenas um especialista vos pode apresentar…
E na SUA EMPRESA?
Dependendo do tipo de granalhas ou abrasivos e dos equipamentos utilizados, existem inúmeras situações que podem ser avaliadas para a otimização do uso da energia e a consequente redução dos custos operativos.
A BLASQEM é Especialista em Granalhas, Abrasivos e Equipamentos para o Tratamento de Superfícies, o que nos permite ter o conhecimento técnico necessário para apresentar aos nossos clientes as opções que comprovadamente garantem os melhores resultados.
Será que vos podemos ajudar a otimizar o vosso processo?!
Consulte-nos para qualquer esclarecimento.