O Potencial do Carolo de Milho no Tratamento de Superfícies
O processo produtivo inclui seleção, limpeza, trituração e calibração em diferentes granulometrias. As suas características principais variam de acordo com a granulometria, sendo selecionadas de acordo com a aplicação pretendida.
Com uma dureza de 4.5 Mohs, a sua densidade aparente ronda os 0,3–0,8 g/cm3 e apresenta uma capacidade absorvente até 5 vezes o seu peso em água. As aplicações industriais mais frequentes para o carolo de milho são:
Jateamento Abrasivo
No processo de jateamento abrasivo com ar comprimido, a baixa dureza e densidade do carolo de milho são as características mais importantes. Comparativamente a outros produtos de origem vegetal, o carolo de milho demonstra uma maior capacidade de resistência ao impacto, que incrementa a sua durabilidade e capacidade de reutilização, o que permite trabalhos com menor nível de poeiras.
Pelas suas características, o carolo de milho é especialmente indicado para operações de tratamento de superfícies sensíveis, com reduzido impacto no substrato, para polimento ou limpeza.
A utilização de cabines de jateamento ou cubas de decapagem, que utilizam o ar comprimido como meio propulsor, permite a projeção do carolo de milho a velocidades controladas de acordo com o objetivo do tratamento e das características da superfície. O carolo de milho está disponível em várias granulometrias o que permite otimizar o resultado do tratamento pretendido, assim como a produtividade do processo.
Vibração
O processo de vibração pode ter diferentes objetivos de acabamento superficial, de acordo com o meio abrasivo selecionado, e inclui rebarbação, alisamento, polimento, abrilhantamento e acabamento de precisão.
No processo de vibração, além da dureza do abrasivo, a sua capacidade de absorção é importante para este processo de tratamento de superfícies. Os grânulos vegetais de carolo de milho permitem uma abrasão suave, podendo absorver óleos, água e outros líquidos. Pelas suas características, o carolo de milho á habitualmente selecionado para rebarbação ou polimento de metais macios, acabamento de peças metálicas, polimento de joalheria, ou sempre que é necessário um acabamento suave das peças.
O carolo de milho pode ser usado como meio de aplicação uniforme de pastas de brilho, com uma longa estabilidade ao longo do tempo e resistência à humidade. A definição do tipo de pasta ou abrilhantador a usar irá definir o nível de abrasividade e brilho do processo e consequentemente o resultado do acabamento superficial.
Secagem de peças em secadoras vibratórias
Uma das aplicações mais frequentes para o carolo de milho verifica-se no processo posterior à vibração, em secadoras vibratórias, para a secagem e acabamento das peças.
Neste equipamento, o aquecimento do carolo de milho incrementa a sua capacidade de reutilização na secagem das peças e remoção de resíduos das mesmas, permitindo um acabamento de elevada qualidade. O carolo de milho aumenta de volume com a absorção da humidade existente nas peças. Para que mantenha a sua capacidade de absorção, as resistências internas do secador vibratório efetuam a evaporação da água existente no carolo de milho, reduzindo o seu volume e mantendo a eficácia pretendida.
Os profissionais na indústria de tratamento de superfícies reconhecem o carolo de milho como um produto de elevado desempenho e eficiência.
Outras aplicações surpreendentes para o carolo de milho
As características do carolo de milho permitem a sua utilização noutras aplicações, nomeadamente:
COSMÉTICA – EXFOLIANTE 100% NATURAL
O carolo de milho é extremamente útil como meio exfoliante em produtos cosméticos, permitindo uma suave limpeza da pele. Sendo um produto 100% vegetal e biodegradável e isento de organismos geneticamente modificados, é ideal para produtos cosméticos naturais.
BIOPLASTICOS – CARGA PARA TERMOPLÁSTICOS
O carolo de milho é uma excelente alternativa vegetal a cargas minerais e outros materiais sintéticos. Para plásticos sintéticos (PLA, PE, PU..) e em diferentes processos produtivos como injeção, extrusão, rotomoldagem ou termoformagem, o carolo de milho tem elevado potencial no fabrico de bioplásticos.
MEIO ABSORVENTE – ELEVADA TAXA DE ABSORÇÃO
A composição e ampla zona de contacto do carolo de milho permite uma elevada taxa de absorção de líquidos. Sendo um produto natural, reciclável, biodegradável, e isento de organismos geneticamente modificados, é ideal como meio absorvente de elevada qualidade para camas de animais.
SAÚDE E NUTRIÇÃO ANIMAL - EXCIPIENTE INOVADOR, EFICAZ E ECONÓMICO
A forma da estrutura interna de cada partícula do carolo de milho, permite a incorporação de ingredientes ativos pela sua elevada capacidade absorvente. Da nutrição à farmacopeia, o carolo de milho é um excelente meio de transporte para pós, óleos, soluções ou micro-organismos.
PROTEÇÃO PLANTAS – EXCIPIENTE PARA PRINCÍPIOS ATIVOS
As características do carolo de milho permitem o seu uso como meio de transporte de ingredientes ativos ou microrganismos, permitindo a sua libertação gradual. Aliando as vantagens de produtos sólidos de proteção das plantas, o carolo de milho é um meio de transporte inovador, eficiente e económico. Com pH neutro e alta taxa de absorção, o carolo de milho é adequado para a maioria das formulações.
Solicite-nos mais informações!
“Existem benefícios que apenas um Especialista pode oferecer…”
🌐https://blasqem.pt/contactos.php