Equipamentos TORBO - WET ABRASIVE BLASTING SYSTEM

2 min. leitura
Até 60 % de redução no consumo de abrasivo e 95 % de redução do nível de poeiras... Sistema eficiente de jateamento «wetblast», sem os inconvenientes do tradicional jateamento a seco.

O sistema de jateamento TORBO (wet abrasive blasting) permite operações suaves como limpar a casca de um ovo, ou agressivas como a remoção de uma espessa camada de pintura.

Em comparação com uma operação clássica de jateamento a seco, o sistema TORBO utiliza até menos 60% de abrasivo e reduz drasticamente o nível de poeiras.

A camada de água que envolve cada partícula evita o ressalto do abrasivo aquando do seu impacto na superfície e deposita as poeiras e os resíduos removidos. Em simultâneo, consegue-se uma elevada eficiência na remoção das contaminações, obtendo-se uma superfície muito mais limpa e que permitirá um melhor acabamento.

Este é o equipamento ideal para inúmeras operações de jateamento no exterior, sendo disponibilizados modelos de 60 a 320 litros. O sistema patenteado TORBO, além de um consumo reduzido de ar comprimido, permite trabalhar até 200 metros de altura, sendo uma excelente alternativa para trabalhos em altura. 

A versatilidade do sistema TORBO permite a sua utilização em várias aplicações, nomeadamente em estruturas metálicas diversas, limpeza de monumentos e fachadas de pedra natural, plásticos, betão, metais não ferrosos, madeira, etc.

Os equipamentos TORBO podem ser disponibilizados com aprovação ATEX, o que permite o seu uso em instalações petrolíferas e de gás “on-shore” ou “off-shore”, navios e tanques.  

O sistema TORBO permite atingir a mesma velocidade de tratamento dos sistemas a seco, nomeadamente com a versão XL320-S, que foi especialmente desenvolvida para estaleiros navais e manutenção de navios.


A recuperação de estruturas metálicas no exterior é simplificada com a utilização do sistema móvel completo TORBOCAR que inclui o compressor e depósito de água, que permite uma maior produtividade e rapidez na execução dos trabalhos. Sempre que necessário pode ser incluído nos equipamentos um doseador com inibidor de corrosão, de forma a proteger as peças metálicas.

Os equipamentos TORBO são fabricados na Alemanha, pela Torbo ENGINEERING KEIZERS GmbH, que há mais de 30 anos, define os padrões nos quais os equipamentos de “wet abrasive blasting” são fabricados, tendo desenvolvido e patenteado o princípio de funcionamento.

A BLASQEM é o distribuidor exclusivo em Portugal dos sistemas TORBO, disponibilizando também uma grande variedade de abrasivos de acordo com a necessidade da operação.

Apenas um especialista tem o know-how necessário para lhe apresentar as melhores soluções.


Mais informações em www.torbo24.com ou www.blasqem.pt / info@blasqem.pt / Tel 221 450 070